"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

terça-feira, junho 06, 2006

The Godfather


Gênero: Ação
Desenvolvido por: Eletronic Arts
Distribuidora: Eletronic Arts
Lançamento: 01/10/2005
Nota: 7,6

Review
The Godfather poderia ser classificado simplesmente como mais um clone de Grand Theft Auto, mas este game tem como base a ótima triligia dirigida por Francis Ford Coppola "O Poderoso Chefão", filme ambientado basicamente em Little Italy, uma colônia italiana em Nova York, entre os anos 40 e 50. O game conta com a presença das cinco famílias vistas nas telonas: Balzini, Tattaria, Fanucci, Maranzzale e, é claro, Corleone.



No game, que é bem fiel ao filme, o jogador encarna um jovem (com a aparência que você quiser, montado através de um editor) que, com um passado trágico, começa a prestar serviço para os Corleone, com missões que começam com coisas simples, como dirigir carros em fugas, estorquir dinheiro dos comerciantes em troca de segurança e patrocinar traficantes.



Cumprindo essas basiquices, você vai subindo de cargo dentro da família, conquistando seu espaço e confiança para com os Corleone, passando, após a morte de Don Vito, a ser o homem-de-confiança de Michael Corleone, aliás, o único personagem que não face e voz dos atores reais dos filmes.

O enredo se apega nos fatos que aconteceram nos filmes (no primeiro em sua grande maioria) com uma cronologia um pouco alterada, mas nada que desfigure a história. Coisas que não tiveram explicação de quem fez nos filmes devem ser feitas por você, como deixar a arma no banheiro para a vingança de Michael, ajudar a cortar a cabeça do cavalo e coloca-la na cama do produtor de filmes que se recusou a dar uma força para o cantor protegido da família, entre outras.



Um detalhe interessante é que o game possui legendas em português, tudo bem que é de Portugal, o que fará com que você veja o título como "O Padrinho", mas que ajuda muito na compreensão da estória e objetivos.

Os gráficos dos personagens estão bons, com expressões faciais bem realistas e boa sincronia nos movimentos labiais, porém os cenários são pobres e genéricos. Tudo bem que há alguns efeitos que pesam no processamento, como papéis voando nas ruas a praticamente todo momento, pombas, fumaça e outros detalhes que compensam a simplicidade das construções, além das ótimas explosões e efeitos de pirotecnia.



O som está na média do jogo, com pouca variedade de músicas, mas efeitos competentes e ótimas dublagens que fazem com que as cenas refeitas virtualmente para o game fiquem idênticas às do filme.

Os carros são ágeis e alguns rápidos até demais, considerando que o game se passa nos anos 40 e 50, mas a realidade neste quesito só atrapalharia, como pode ser comprovado no game Mafia, em que os carros são tão lentos e molões que chega a irritar.



Para os combates corpo-a-corpo, os controles são bem diferentes do que tudo que já se viu no "estilo GTA". Com L1 você fixa um oponente e com o R3 você soca, controlando a força com o movimento da alavanca. Pode ser um pouco penoso no começo, mas depois que se pega o jeito, o sistema é bem eficiente.



The Godfather é um game irregular, que alterna altos e baixos (mais altos do que baixos, felizmente), mas que merece estar na prateleira particular de cada um por seus pontos positivos, fidelidade à obra "original" e pelos ótimos momentos que o game propicia em seus auges e também por ser o último e muito bem executado trabalho do grande Marlon Brando.

Video